Desde o lançamento de Meu Malvado Favorito em 2010, a animação não só conquistou o público infantil, mas também ganhou uma legião de fãs de todas as idades ao redor do mundo. A história de Gru, um vilão obstinado em roubar a Lua, e seus minions amarelos, tem sido um fenômeno cultural e um sucesso de bilheteria.

Produzido pela Universal Pictures em parceria com a Illumination Entertainment, Meu Malvado Favorito arrecadou mais de US $ 1 bilhão em todo o mundo e deu vida a uma franquia de sucesso com outros três filmes e até mesmo um spin-off focado nos queridos minions.

A ideia de criar Meu Malvado Favorito veio do produtor Chris Meledandri, que também é responsável por outras animações de sucesso, como O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida e Sing: Quem Canta Seus Males Espanta. Meledandri é conhecido por sua paixão em contar histórias cômicas, mas emocionalmente sinceras, e com Meu Malvado Favorito, ele não poderia ter feito melhor.

Com a ajuda do escritor Cinco Paul, Meledandri concebeu a história de Gru, um vilão mal-humorado, que pretende roubar a Lua para provar seu valor como o melhor vilão do mundo. No entanto, sua vida tem uma mudança radical quando ele conhece três meninas órfãs que acabam por amolecer seu coração de pedra.

O personagem de Gru foi inspirado no ator Bela Lugosi, famoso por seu papel em Drácula de 1931. O objetivo era criar um vilão que fosse engraçado, mas também intimidante. Para dar vida ao personagem, o ator Steve Carell foi contratado para a dublagem na versão original em inglês e fez um excelente trabalho em dar voz a Gru, que se tornou um dos personagens mais queridos pelos fãs da animação.

Mas é claro que não podemos esquecer dos verdadeiros astros de Meu Malvado Favorito: os minions. Essas criaturas amarelas, meio balões, meio comprimidos, têm uma personalidade divertida e estranha, que cativou os corações de todos. Eles foram criados como ajudantes de Gru, mas acabaram ganhando tanta popularidade que receberam seu próprio filme, Minions, em 2015.

Meu Malvado Favorito e sua sequência, Meu Malvado Favorito 2, foram dirigidos por Pierre Coffin e Chris Renaud. Eles também foram responsáveis pela criação dos minions e ajudaram a desenvolver suas vozes engraçadas, que falam em uma linguagem própria que mistura inglês, espanhol, francês e outras línguas.

Meu Malvado Favorito tornou-se um sucesso tão grande que acabou inspirando uma série de televisão animada que é exibida em vários países, incluindo o Brasil. A série mostra a vida diária de Gru, as meninas e os minions, e apresenta novos personagens e aventuras.

Em suma, Meu Malvado Favorito foi um verdadeiro sucesso em todos os sentidos. Desde sua concepção até sua realização, a animação cativou o público com sua história emocionante, personagens carismáticos e o humor irreverente dos minions. Sem dúvida, Gru e sua equipe de minions conquistaram um lugar especial em nossos corações, e é por isso que Meu Malvado Favorito continua sendo um clássico moderno e uma referência no mundo da animação.