Quem cresceu nos anos 90 certamente teve contato com o icônico personagem Crash Bandicoot, que fez sucesso nos consoles da Sony e marcou o início dos jogos de plataforma em 3D. Se você ainda tem um PlayStation 1 guardado em casa e quer matar a saudade deste clássico, saiba que é possível baixar a Crash Collection em formato ISO e jogá-lo no console.

Antes de prosseguir com o tutorial, vale salientar que a utilização de emuladores e jogos piratas é ilegal e pode danificar seu console. Portanto, recomendamos que você respeite os direitos autorais dos desenvolvedores e adquira o jogo original caso ainda esteja à venda.

Passo 1: Baixe a ISO da Crash Collection

Para baixar o jogo em formato ISO, basta realizar uma rápida busca na internet por Crash Collection PS1 ISO. Recomendamos que você utilize um site seguro e confiável para evitar vírus e malwares em seu computador. Após o download, descompacte o arquivo .rar utilizando um programa como o Winrar.

Passo 2: Grave a ISO em um CD-ROM

Para jogar a Crash Collection no seu PlayStation 1, você precisará gravar a ISO em um CD-ROM. Você pode utilizar um programa como o ImgBurn ou o Nero para gravar a imagem em um CD. Lembre-se de configurar a gravação como modo UDF e de selecionar uma velocidade de gravação baixa para evitar erros.

Passo 3: Insira o CD-ROM no seu PlayStation 1

Com a Crash Collection gravada no CD-ROM, basta inseri-lo no seu PlayStation 1 e ligar o console. Caso o jogo não carregue automaticamente, vá até a opção CD Player no menu principal e dê play no disco. Aguarde alguns segundos para que o jogo carregue e divirta-se com as aventuras de Crash Bandicoot.

Vale salientar que muitos emuladores de PlayStation 1 também permitem que você jogue a Crash Collection em seu computador. Para isso, basta baixar um emulador como o ePSXe e configurar os controles para jogar com o teclado ou com um joystick conectado ao computador.

Reviva a nostalgia dos jogos de plataforma com a Crash Collection no seu PlayStation 1 ou no emulador de sua preferência. Lembre-se sempre de respeitar as leis autorais e de jogar com moderação.